5 fatores CRUCIAIS para uma boa cicatrização da sua tatuagem!

A importância dos cuidados com a sua tatuagem

Hoje com a liberdade de informação que a internet nos proporciona, é possível encontrar muitas formas diferentes de fazer um tratamento pós-tattoo. A tatuagem é considerada uma microcirurgia, onde uma parte da sua pele será literalmente aberta no processo. Fazer uma tatuagem é um processo bastante seguro, se feito dentro da metodologia correta. Por isso é tão importante observar em todos os equipamentos e processos a norma correta de utilização.

O processo de fazer uma tatuagem não acaba logo após passar pelo procedimento com o tatuador. Para que a sua tatuagem cicatrize de forma correta na pele é preciso tomar algumas precauções e cuidados especiais. Fazendo isso, você evita que ela inflame e estrague o seu desenho ou até mesmo infeccione.

A maior parte de falhas e problemas de pigmentação na tatuagem ocorrem por conta de cuidados indevidos no pós-tattoo. Siga rigorosamente os passos indicados e sua tatuagem ficará impecável.

#1. Curativo

Após o final da sessão, a área trabalhada será coberta com plástico filme. Você deverá permanecer com esse plástico filme por no máximo 3 horas, e realizar o processo de limpeza da tattoo e troca do plástico filme.

Tire o plástico com cuidado, lave a área tatuada com sabonete e água corrente, deixe secar naturalmente e passe a pomada indicada (primeira aplicação apenas 24 horas depois da tattoo feita.)

O plástico filme tem a função de proteger de agentes externos além de não deixar que a secreção que sai durante os primeiros dias seque e forme uma casquinha mais grossa na tatuagem. Eu sempre recomendo de 2 a 3 dias de plástico, dependendo do tamanho e complexidade da tattoo, e troca de plástico de 3 em 3 horas e mantendo durante o sono a noite.

Nunca deixe mais que 3 horas seguidas, pois o plástico filme retém umidade e essa umidade gera um ambiente prolífero para fungos e bactérias que podem não só inflamar sua tattoo como também gerar uma infecção séria.

Após esse período, é recomendado ficar com a pele descoberta e deixar a pele curar ao ar.

Uma outra forma de realizar o curativo é com um filme protetor adesivo, que funciona muito bem, principalmente para tattoos menores. O adesivo adere a pele por alguns dias e descola naturalmente. Após isso, só manter a hidratação com a pomada indicada no item #4.

#2. Sol, Praia e Hidratação

Mais importante ainda é EVITAR O SOL o máximo possível. Os raios UV tem a capacidade de desintegrar os grãos de pigmento na tinta. Pouco a pouco as cores acabam desaparecendo, principalmente as mais claras. Sempre que for expor sua tatuagem ao sol passe protetor solar e ela terá vida por muito mais tempo.

NÃO ENTRE NO MAR, PISCINAS, LAGOAS, CACHOEIRAS, ETC, por pelo menos um mês depois de tatuar. Você está com uma ferida aberta na pele e esses locais são repletos de bactérias e outros organismos que estão apenas esperando uma oportunidade para adentrar seu corpo, se alimentar e multiplicar. É infecção certa!

Lembre-se que protetor solar se passa somente depois de cicatrizado, antes disso o recomendado é não expor a tattoo ao sol, assim como qualquer outro tipo de ferimento.

Manter a pele sempre muito BEM HIDRATADA é importante porque sem água seu corpo não se regenera direito. É normal criar casquinha na tatuagem, mas o ressecamento da pele ajuda a criar muito mais. De qualquer maneira, essa casquinha NÃO DEVE ser retirada. Se você tira a casquinha, a pele pode inflamar, nesse local o corpo vai expulsar a tinta e vai ficar falhado. Inflamação significa que cuidados com a tatuagem estão sendo negligenciados.

#3. Alimentação

Sobre alimentação, ainda é difícil chegar num veredicto sobre o que pode ou não. O que sabemos com certeza é que seu corpo funciona muito melhor em todos os aspectos, com uma alimentação adequada.

Carne de porco, chocolate e frituras em geral são deliciosas porcarias gordurosas que deveriam ser evitadas mesmo quando você não tem uma tatuagem cicatrizando. Mas durante o processo de cicatrização é importantíssimo que seu corpo esteja em pleno funcionamento para que sua pele se recupere e deixe o desenho impecável.

Pense que você está com uma ferida aberta na pele e imagine que seu corpo precisa direcionar energia para defesa contra invasores externos.

Se você tiver algum entrave digestivo, precisará de bastante energia para digerir o que estiver no estômago. Nesse caso há um sério risco de que falte energia para a cicatrização e sua tatuagem pode inflamar.

Eu pessoalmente recomendo o cliente passar um mês inteiro comendo somente Arroz, Feijão (sem bacon, de preferência) e frango grelhado. De qualquer maneira, se alimente bem.

#4. Pomada restauradora dérmica

Produtos de boas marcas do ramo funcionam muito bem na aceleração da cicatrização da pele e como são cosméticos e podem ser indicados por tatuadores também.

Existem muitas pomadas próprias para tatuagem, Bepantol Derma, Cicaplast ou alguma outra que contenha dexpantenol na fórmula.

As pomadas de marcas sérias contém componentes que ajudam na hidratação e restauração da pele. Além de serem produzidas sob supervisão de equipes competentes de médicos dermatologistas e profissionais.

É fato também, que algumas pessoas podem ter alergia a algum dos componentes da fórmula da pomada e independente dos cuidados com a tatuagem, isso pode estragar o desenho ou até causar um problema mais sério.

Por isso é muito importante (principalmente se for sua primeira tatuagem) consultar seu dermatologista antes de fazer uma e perguntar sobre suas possíveis alergias, tanto dos pigmentos das tintas quanto dos componentes das pomadas.

#5. Coceira

Quando você cai, se rala ou machuca a pele de alguma forma, seu corpo sofre um processo de regeneração onde células recém-fabricadas são enviadas para a superfície da pele. Esse processo de envio de células causa muitas vezes uma coceira arrebatadora mas NÃO COCE! Resista à tentação de raspar as unhas na sua pele recém-colorida.

Por dois motivos: O primeiro é que suas unhas são infestadas de bactérias. Essas bactérias devem ficar longe da sua tattoo e da sua pele que ainda está se regenerando e ainda não recuperou todas as defesas biológicas.

A outra é que coçando a pele tatuada você pode deformar a colocação de tinta abaixo da pele. Muitos pontos estourados ou traços mais grossos do que deveriam ser, se devem ao fato de o cliente ter coçado sua tattoo.

Conclusão

Como dito anteriormente, cada tatuador indica cuidados diferentes para os cuidados com a sua tatuagem. Essas orientações acima são o fruto da experiência de vários tatuadores de múltiplos anos de profissão.

No geral o importante é se alimentar bem e se hidratara bastante para que o sistema imunológico esteja bem para realizar o processo de cicatrização.

Siga essas dicas e suas tattoos ficarão muito mais bonitas por muito tempo!

Caso queira fazer alguma nova tatuagem, deixe um pedido de orçamento pelo formulário abaixo, que em breve entraremos em contato.

Falta pouco para fazer sua tattoo! Entre em contato conosco pelo botão acima.

Todo conhecimento compartilhado é multiplicado

© 2022 Clínica da Tattoo | Todos os Direitos Reservados

CNPJ: 39.522.357/0001-75

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação, ao continuar você concorda com nossos Termos de uso e Política de Privacidade.